
Há lugares onde as histórias brotam, naturalmente, quer pelos detalhes, quer pelo ambiente ou pelas gentes, e que nos conquistam e nos arrebatam no preciso momento em que aí entramos.
O café Lavrador é um destes casos. Um espaço de reunião de gerações, que está plantado no trilho que conduz ao Parque de Feiras e é o ponto de encontro obrigatório para as gentes da região e áreas circundantes.
Foi fundado em 1982, em Vilar, por um elemento ilustre da localidade, e que era ao fim ao cabo aquele amigo que todos temos na respetiva terra, e que gostava de reunir os amigos na sua adega, juntando-os à mesa, com boa comida, conversas e risadas bem regadas. Estavam criadas todas as condições para a génese do que viria a ser um espaço comercial carismático e típicamente Português.
Por nascer numa zona periférica à cidade, onde era forte o setor agrícola, foi batizado de ”O Lavrador”. Desde que surgiu, o local foi crescendo e mudando ao longo dos tempos, passando por várias gerências, acompanhando as épocas e as vontades, mas tem sido sempre cenário para as mais diversas aventuras e peripécias.
Juliana Verdú, funcionária do espaço desde 2012 e trabalhando no ramo da hotelaria desde sempre, ia-se deixando encantar pela alma do espaço. Como sempre dedicando todo o seu empenho à causa e sempre com um sorriso para presentear os clientes, dedicava também bastante do seu tempo, chegando quase sempre a casa a horas bastante tardias. Ao saber disto o seu Avô, chegou a dizer bastantes vezes: ” Trabalhas lá tanto que mais valia seres dona daquilo”, com esta expressão parece que já adivinhava que alguns anos depois iria surgir o momento certo para a Juliana, juntamente com o Miguel adquirirem o espaço.
Com um local carregado de tanto simbolismo para gerir, o casal comprometeu-se a modernizar e foi construindo um espaço com as vantagens da centralidade e a tranqualidade da periferia, mais económico e com menos confusão, nunca deixando cair em desprimor um serviço próximo, dinâmico e envolvente, próprio de uma casa que preza para que os clientes se sintam aí mesmo; em casa.
Donos de um espírito inovador patente nas iniciativas que encetam, Miguel e Juliana foram criadores de uma profunda revolução do negócio, tranformando-o num autêntico must-visit, esculpindo um conceito de sucesso à imagem de quem o lidera.
Exemplo disso O Lavrador é hoje sede oficial das Babes do Beirão, grupo fundado por Juliana, que agrega mulheres lindas com a mesma paixão pela bebida e que foi já apadrinhado pela marca do mais famoso licor português.
É por tudo isto um local apetecível com esplanada, sala de jogos e salão para degustar os mais variados petíscos tradicionais, enchidos e queijos, ideiais para serem acompanhados por uma vasta gama de vinhos ou cervejas internacionais com a recomendação da insígnia Mundo da Cerveja.
Sem dúvida um espaço a conhecer e a disfrutar.