TALHO BASÍLIO 2017-11-22T11:45:03+00:00

Um talho ancorado na beira-mar de Aveiro
Com atendimento de excelência aliado à qualidade certificada dos produtos que expõe

Um talho ancorado na beira-mar
de Aveiro com atendimento
de excelência aliado à qualidade certificada dos produtos que expõe

MAPSTELEMOVELEMAIL MORADA

A História do Talho Basílio

Na Rua Domingos Carrancho, do homónimo e ilustre aveirense que trouxe a iluminação pública à cidade em 1845, encontra-se uma casa talhante que remonta ao início do século XX. Terá passado por várias mãos antes de chegar ao pulso experiente de Basílio Santos, que na altura contava com 14 anos de experiência na lida da carne, corria o ano de 1988.

O jovem Basílio começou a cortar carne no ano da revolução dos cravos, tinha treze anos e o espírito lutador que o levaria, sete anos depois, ao Talho da Cooperativa Aveiro-Ílhavo e outros sete à compra do antigo Talho Vidal, de José Maria Vidal, ao qual viria a mudar o nome para Talho Basílio, no nº 21 da Rua Domingos Carrancho.

Como todo o digno talho bairrista, o negócio é gerido em família. Nos primeiros e duros meses de abertura contou com a valiosa ajuda da esposa, a D. Elsa, à qual se juntou pouco tempo depois a do pequeno Gabriel que, com quatro anos de idade apenas, participava com orgulho no trabalho da casa, no corte dos enchidos.  “Era a única carne que ele não conseguia estragar ao cortar” brinca o Sr. Basílio ao relembrar esses tempos.

Entretanto, juntara-se o dedicado e exímio Jorge Sousa, consolidando a equipa altamente qualificada que está na origem da reputação imaculada da marca Basílio. Ao longo dos anos, a participação do Gabriel foi-se tornando cada vez mais notória e necessária, colmatando as dificuldades de atualização sentidas pela família, no respeitante à legislação e novas tecnologias. Deste modo, o Sr. Basílio passou a focar-se naquilo que melhor se apraz fazer, servir a melhor carne ao cliente.

Atualmente, o Talho Basílio responde às novas exigências do mercado com um atendimento de excelência aliado à qualidade certificada dos produtos que expõe. Carne fresca de origem portuguesa, abastecida pelo Matadouro de Aveiro sob o escrutínio do Sr. Basílio que sabe, pelo olho da experiência, qual a melhor carcaça bovina a retalhar e servir ao cliente. Alia-se também ao cardápio de ofertas o tradicional porco chamuscado à antiga, a vitela minhota de raça Cachena, as aves da região, oriundas do campo, com sabor e textura inconfundíveis.

Com seleção de rigor, exigida a pulso junto dos produtores, o Talho Basílio assume a obrigação de servir com excelência os clientes, cumprindo os requisitos legais de higiene e segurança alimentar. Medidas dos novos tempos que casam com os valores antigos, passados de geração em geração, que fazem do talho uma casa para todos, uma casa de bairro, ancorada na beira-mar de Aveiro, onde a despedida é dita com gratidão e respeito “Obrigado por ser nosso cliente!”

Galeria

Contactos

MORADA

Rua Domingos Carrancho, 21
3800-145 Aveiro, Portugal

Email: santos.mateus.lda@hotmail.com

Telefone: +351 234 423 330

HORÁRIO

SEG – SEX – 08H30-13H00 / 14H30-19H30

SAB – 08H00 – 13H30

DOM – ENCERRADO

Mapa