S. Gonçalo Arts & Crafts 2018-01-05T10:02:23+00:00

O que de melhor se faz em Portugal numa das zonas mais queridas dos aveirenses

moradatelemovelemailmapa

A História do S. Gonçalo Arts & Crafts

Há quem diga que as dificuldades formam o caráter. Alice Marques e Joaquim Oliveira, avós de Diana Coelho, são um exemplo real desta constatação. De porta em porta, forjavam não só o seu futuro, mas também o dos seus filhos, vendendo artesanato tradicional e desta feita, abrindo as portas para o que seria um negócio de sucesso.

As gentes de Amarante sempre souberam aproveitar as sinergias da produção têxtil dos arredores, nomeadamente de Guimarães e de Braga. Os avós de Diana não foram exceção e muitos foram os enxovais que ajudaram a fazer, muitas as salas que ajudaram a decorar…

Até que num casamento da família, em meados de 70, chega a vez de pensarem no enxoval dos filhos. Poderíamos romancear que o encontro entre o pai e a mãe de Diana tenha sido fortuito, mas, na verdade, o Sr. Abel Coelho 'já andava d´olho' na Sra. Maria Rosa Coelho e, após se encontrarem no dito casamento, a relação floresceu.
Em 1989 fundam a empresa Marques e Coelho, Artesanatos e Bordados Lda., em Amarante. O crescente negócio encontrou espaço para se expandir em Ílhavo e a família chega a ter três lojas abertas - uma na praia da Barra e duas em Amarante - até se estabelecer definitivamente em Aveiro, justamente na rua dos Mercadores. Diana cresce em dois mundos: da mãe e da avó recebe todo o saber necessário ao exercício da venda; das irmãs do pai adquire a sensibilidade para a arte da produção.

Apesar de ter estudado e terminado o curso de engenharia, Diana sempre quis continuar com o negócio da família. Participou em várias feiras, como a FARAV, para promover o artesanato, e, mais tarde, com o manancial de experiência adquirido na sua juventude, vai tomar conta da loja em Aveiro, a São Gonçalo arts & crafts. Recentemente, uniu esforços com Nuno Miguel, o seu esposo, na gestão da loja para continuar a trazer aos seus clientes, artesanato de qualidade, com um atendimento simpático e familiar.

A loja situa-se numa das zonas mais movimentadas e de grande importância para o património cultural aveirense - por baixo dos arcos, na rua dos Mercadores, onde nasceu José Estevão. Aqui continuam a reunir-se para convívio os amigos de longa data, pertencentes ao bairro da beira mar e, curiosamente, tem sido o palco das filmagens da novela Espelho de Água, inundando ainda mais a rua com olhares curiosos.

Na São Gonçalo arts & crafts podemos encontrar o que de melhor se faz em Portugal a nível de artesanato, passando pelos magníficos bordados da Lixa e Viana do Castelo, ao lado de artigos que foram acompanhando a evolução turística em Aveiro e que difundem orgulhosamente os símbolos portugueses para os nossos vizinhos de outros países. O cheiro a madeira, o imaculado branco dos tecidos, as cores e padrões dos bordados, a música na rua, tudo assalta os sentidos e nos tenta a levar um pedacinho deste céu para casa.

Contactos

Morada

Rua dos Mercadores, 2
3800-225 Aveiro
Portugal
Telemóvel: +351 925 604 148
Email: lojasgoncalo@gmail.com

Horário

Seg. a Sáb. 10:00 às 19:30

Mapa