Tribo do Sol
— desde 1996 —

A ideia para esta marca repleta de positivismo surgiu precisamente entre praias, ondas e viagens. Luis e Joaquim eram vizinhos e aprofundaram a sua amizade na praia. Os desportos de ondas eram uma paixão comum. Joaquim praticava e competia com frequência, enquanto que Luís fotografava e ajuizava competições de surf e bodyboard. A sua formação em ciências empresariais levou-o a trabalhar vários anos em marketing na indústria, porém esse estilo de vida não o deixou feliz e acabou por imaginar um percurso profissional diferente. Foi durante uma competição de surf que ambos conceptualizaram uma marca que pudesse capturar o espírito daquilo que mais prezavam: a convivência salutar e solarenga da praia.

A Tribo do Sol surgiu em 1996 e até aos dias de hoje tem sido uma presença constante na Praia da Barra. No início, o público consistia essencialmente em amigos, contudo os amigos rapidamente se converteram em amigos de amigos até que, em 2000, Luis e Joaquim conseguiram abrir um espaço mais de acordo com o que pretendiam. A marca continuou a conquistar mercado e hoje em dia já vende a retalho para várias lojas de norte a sul do país, se bem que a massificação nunca foi um objetivo dos dois empreendedores. Luís e Joaquim preferem manter intacta a filosofia do comércio de proximidade: não comercializam a sua marca em shoppings e não estão interessados em criar franchisados. Tão pouco lhes interessa a possibilidade de métodos de produção internacionais de baixo custo e fraca qualidade. Preferem criar relações fortes com empresas locais que lhes garantam peças duráveis que vão de encontro às preocupações ambientais e de sustentabilidade que sempre tiveram. Joaquim explica em sucintas palavras: 'o comércio local é o sustentável, a razão da crise ecológica, económica e social é o comércio global'.
Estas preocupações vão inclusivamente além da esfera comercial. A marca é definida também pela união que proporciona à comunidade um pouco fragmentada da Barra - em parte devido à sazonalidade da época balnear - através de iniciativas que promovem a limpeza e preservação da praia, assim como acções de educação ambiental.

A paixão pelas ondas foi outro aspeto sempre acarinhado pela marca. Têm a sua própria escola de surf, “Amigos do Oceano”, focada mais na vertente de lazer do que propriamente na competição, até porque, muitas vezes, o que encontramos nos desportos de ondas não são só tubos, encontramos uma tribo unida pelo amor do contacto com a natureza e da convivência.

Mas esta tribo não fica circunscrita aos amantes de surf. Para muitos que veem na Praia da Barra o local de eleição para as férias, a Tribo do Sol é quase um regressar à sua segunda casa. Procuram reduzir a distância de quem está fora e só aqui vem em período de veraneio, mantendo durante todo o ano um registo fotográfico actual da praia nas redes sociais. Na entrada da loja está também um espólio que rivaliza com a riqueza da recolha fotográfica: cerca de 400 frascos contendo areias de praias de todas as partes do globo! Apesar de grande parte delas terem sido recolhidas em viagens do staff e proprietários da marca, algumas são também oferecidas por visitantes e amigos, na certeza que cada frasco tem uma história.

A Barra é uma belíssima praia portuguesa. Uma extensão de areia com uma mística invulgar, vislumbrada assim que se cruza a ponte por cima da ria que a delineia. E a Tribo do Sol é, sem dúvida, um dos seus principais marcos. Quando vier a este paraíso balnear não se esqueça de visitar a loja de quem tem sempre um sorriso nos lábios para o receber.

Se se identifica com o espírito desta casa, faça uma visita e junte-se à Tribo. Seja Bem Vindo!  
Tribo do Sol

 

2019-04-26T11:47:02+00:00