Santos da Praça
— desde 1999 —

Telefona-se pela terceira vez enquanto se revira os bolsos à procura da chave do carro. A resposta do outro lado da linha é igual às anteriores: 'já estou a caminho'. Um outro automóvel dobra a esquina da rua com quatro pessoas espremidas no banco de trás. O vidro da frente abre-se e sai uma cabeça que exclama: 'Vamos só levantar dinheiro, 5 min! Onde nos encontramos?' 'No Santos claro, hoje é ladies night!'

Começa desta forma mais uma noite em Aveiro, em que o Santos da Praça, situado no Largo da Praça do Peixe, nº 3, é o destino de eleição. Fundado em Maio de 1999, por Joaquim Reis e João António Redondo, rapidamente se tornou um marco na noite aveirense e conta hoje com a visão de David Almeida para continuar a animar cagaréus, ceboleiros e quem mais se queira juntar à festa.

David nasceu em Portugal, esteve em França, Maci, até aos 29 anos, mas acabou por regressar. Já em terras lusas, David começa a considerar a possibilidade de abrir o seu próprio estabelecimento e cria o Ibiza Bar, em Couto Esteves. O conceito do bar era um pouco diferente do Santos, sendo que funcionava exclusivamente com música ao vivo, porém, a capacidade de animar a noite é o que une este tipo de estabelecimentos e David, já na altura, sabia encher a sua casa com musicalidade e dança que se prolongava noite fora. Não obstante o sucesso da casa, David ambicionava um projeto maior, que o aproximasse do seu sonho de gerir uma discoteca e observava a noite aveirense, mais movimentada, ideal para este tipo de investimento. Numa daquelas coincidências felizes, David encontra, certo dia, Joaquim Reis a fazer compras no Recheio. Mencionou-lhe o seu projeto e Joaquim propôs-lhe imediatamente o trespasse do Santos.

Ao assumir a gerência, David sabia que estava perante um bar que sempre funcionou bem, mas ainda assim, arregaçou as mangas para recuperar alguma dinâmica do estabelecimento, algo que atraísse clientela que já não frequentava a casa com a mesma regularidade. Recentemente, alterou a organização do bar para funcionar como bar 'americano', em que a preparação de cocktails se encontra na parte frontal do balcão, evitando assim inúmeras deslocações à copa para os preparar. A secção de frio fica na retaguarda. A mudança vai de encontro à filosofia de uma casa que lida com um público vastíssimo. Em bom português, muitas noites o Santos está a abarrotar e David conseguiu, com este novo layout, proporcionar um atendimento rápido e eficiente para os seus clientes.

O bar dispõe de um avançado sistema de iluminação, Dj's experientes e música que faz levantar o pé do chão, refletindo o que melhor se ouve em cada ano.
Um projecto que David tenta presentemente colocar em funcionamento, consiste no aproveitamento da cozinha de que o edifício dispõe no terceiro andar para comercializar alguns snacks e comidas rápidas, como umas coxinhas de frango fritas, cachorros, tostas entre outros.
E claro, para os apreciadores de cocktails, este bar é o santo graal. Long Island iced teas, manhattans, daiquiris e margaritas despertam o palato e emoções. E já que as mencionamos fica aqui uma nota especial: David, sempre na procura de novas experiências para a sua casa, prepara já algumas surpresas. Pensem em algo tipo Tom Cruise no filme Cocktail.

Cada noite é uma festa, cada festa é inesquecível. Se é festeiro este é o bar ideal para si!  
Santos da Praça

 

2018-12-13T12:08:02+00:00