Burger Bar 43
— desde 2018 —

Pery Machado, originário do Brasil, está em Portugal há quatro anos. Tirou o mestrado de línguas e culturas na Universidade de Aveiro, mas estava longe de saber que a sua dádiva cultural a Aveiro seria gastronómica. Afinal de contas, a gastronomia também faz parte da história de um povo…

Além de línguas e culturas, Pery tirou ainda um curso de culinária e pôs em prática os seus conhecimentos, em Londres. Após os seus estudos em Aveiro foi descobrindo aqui e ali, alguns dos seus conterrâneos espalhados pela cidade dos moliceiros. Em Portugal, o churrasco já é bem conhecido, todavia Pery queria explorar um pouco melhor a restante gastronomia brasileira, tantas vezes relegada para segundo plano. Idealizou e lançou, na Rua da Aviação Naval, nº 43, o Jangada Gastropub, repleto de sabores exóticos. O projeto teve o apoio do pai - com experiência em gestão, também ele Pery - e de Virginia, a sua mãe, cuja perspicácia e olhar atento o ajudou a perceber o público do seu estabelecimento. Apesar de ter feito algumas adaptações a receitas para atrair tanto os adeptos destes pratos, como os que os desconheciam, apercebeu-se que a falta de alguns ingredientes específicos retirava alguma alma aos seus pratos e resolveu, então, alterar o conceito.

A base da sua ideia era simples: apresentar uma confeção de qualidade, sem complicações, a preço competitivo, tendo como alvo desta filosofia um alimento que todos conhecemos: o hambúrguer. Nasceu assim o Burger Bar 43, com seis variedades que fazem o gosto ao dente: normal, cheeseburguer, bacon, frango, vegetariano e o mega (com dois hambúrgueres). O perfeito companheiro destas delícias é o molho caseiro preparado por Pery. Aliás, com a excepção das batatas fritas e do pão, tudo neste estabelecimento passa pela mestria das mãos dele. E já que falamos de batatas fritas, seria difícil não mencionar a versão especial, com molho de carne, queijo fundido e pedacinhos de bacon crocante. As asinhas de frango com molho de barbecue oriental são o início da tentação e o brownie de chocolate com gelado de baunilha - uma receita da avó de Pery - é o término perfeito da refeição. Este bar/restaurante dá ainda os seus primeiros passos, tendo aberto portas a 27 de Agosto de 2018, mas comprova também que o hambúrguer é uma refeição apreciada por todas as idades. Que o diga um senhor de 88 anos, que após provar uma das delícias grelhadas de Pery, prometeu voltar em breve com um grupo de amigos.

O nº 43 da rua da Aviação Naval já foi a casa de vários negócios: a hamburgueria Freddy's, o bar trattoria e uma churrasqueira. Por seu lado, o Burger Bar 43, com o seu ambiente relaxado, acompanhado pela imagética de hamburgueria americana, pinta um jantar perfeito com amigos ou família, e se procurar uma noite mais animada pode sempre experimentar a Quinta-Feira maluca que oferece 20% de desconto em bebidas alcoólicas.

Quando trabalhou como chefe em luxuosas cozinhas, Pery orgulhava-se dos seus excelentes pratos, todavia faltava-lhes um ingrediente fundamental: a partilha do sabor. No Burger Bar 43, atrás do balcão com um sorriso subtil e portas abertas a todos os visitantes, o nosso cozinheiro parece estar em casa. Vai um hambúrguer?  
Burger Bar 43

 

2018-11-07T10:58:26+00:00