Les Canaux
— desde 2017 —

Nas muitas deslocações que fazemos durante a nossa vida, por vezes temos de nos ausentar do conforto do lar. Seja em lazer, ou em trabalho, encontrar um espaço aprazível pode ser um desafio, até porque muitas vezes somos confrontados com a faceta mais impessoal e formal dos grandes grupos hoteleiros. Ricardo Figueiredo, fundador do Les Canaux, localizado na Rua Cmte. Rocha e Cunha, nº 76, propõe uma solução diferente. Neste hostel acolhedor, o lema consiste em fazer os hóspedes sentirem-se em casa.

Ricardo, sempre almejou ter e gerir o seu próprio negócio. Nascido e criado em Aveiro, concluiu o curso de marketing em 2017, mas já nessa altura ia intercalando os estudos com trabalho pontual. Fez, inclusivamente uma paragem de ano e meio no curso para trabalhar no famoso Autocarro Bar, do qual o pai, Guilhermino Figueiredo, é proprietário. De seguida, trabalhou um ano e meio na Decathlon, como vendedor. Foi para ele uma experiência enriquecedora, uma vez que pôde conhecer o funcionamento de uma empresa que fugisse ao âmbito familiar, e desta feita, ganhar competências organizacionais abrangentes. Por fim, trabalhou como gestor de produto na Pecol, durante meio ano, adicionando desta forma mais uma área de atuação ao seu currículo.

Entretanto, um edifício na Rua Cmte. Rocha e Cunha estava quase a terminar as obras de renovação e Ricardo viu a oportunidade perfeita para dar asas ao seu sonho. A 30 de Novembro de 2017 abriu as portas do Les Canaux, cujo nome remete para os quatro canais mais conhecidos da cidade de Aveiro: o Canal Central, o Canal do Cojo, o Canal das Pirâmides e o Canal de São Roque. Quatro são também os quartos que se podem encontrar neste hostel aconchegante, impecavelmente asseados e com óptima iluminação. O espaço comum consiste numa sala e cozinha que os hóspedes não hesitam em usar, sendo que Ricardo já assistiu a alguns interessantes intercâmbios gastronómicos. A maior testemunha desse intercâmbio será, apesar de tudo, a parede da sala, repleta de post-its e notas de apreço, deixando no hostel um verdadeiro tesouro de memórias. O tamanho do estabelecimento significa que, por vezes, é também possível a famílias o aluguer do espaço completo, por forma a garantir maior privacidade. O edifício onde o Les Canaux se encontra não representou apenas uma questão de oportunidade, mas também um elemento estratégico fundamental para o bom funcionamento do negócio, uma vez que se encontra perto da estação de comboios, de dois supermercados e várias pastelarias.

O seu projeto está ainda a dar os primeiros passos, contudo o profissionalismo de Ricardo está bem patente nos pequenos pormenores, no saquinho com raivas (doce regional aveirense) que aguarda cada hóspede ao entrar no cada quarto, com o cuidado com que ajeita cada almofada para ter cada divisão perfeita. O traço que melhor o define será porém, o gosto que tem em receber, em atender, em falar com quem passa pelo seu hostel...

O logo representa alguns dos elementos que englobam o património aveirense: os moliceiros, as casas da costa nova, o sal e o mar. Locais como o Les Canaux, que aprimoram a arte de bem receber, serão eles, também parte deste património.
O conforto de uma casa fora de casa, aguarda-o!  
Les Canaux

 

2018-10-31T12:37:34+00:00