Imofacil
— desde 2014 —

A aquisição de uma casa é um momento fulcral na vida de qualquer pessoa. Hoje contamos a história de João Fontes e Luís Amaral, proprietários da Imofácil, em Aveiro, e mediadores por excelência deste processo tão importante.

Ambos tiveram percursos diversificados. Luís estudou na área de Química e começou por pôr em prática o seu conhecimento, durante oito anos, em Lisboa, a que se seguiu a cidade da indústria, São João da Madeira. Após se deparar com uma situação de desemprego, enveredou pelo ramo imobiliário. Não tinha experiência na área, mas não se inquietou. Gradualmente, foi ganhando conhecimento e acabou por encontrar João numa segunda empresa aveirense onde trabalhou.

Este, por sua vez, estudou Engenharia Civil, no Porto, e ganhou experiência de contacto com o público como comercial da Zon. Quando trabalharam juntos, em Aveiro, não puderam deixar de reparar que formavam uma equipa eficiente. Tal facto inspirou-os a montar o seu próprio negócio, que acabou por se materializar na rua Senhor dos Aflitos, nº 65. Este era um local que João herdou do avô, com quem tinha fortes laços. Longe vão os tempos em que lá funcionava a Durline, negócio fundamental para quem quisesse afinar tintas (não fosse o seu avô conhecido por troca-tintas), mas João ainda tem boas memórias do tempo passado na loja e da ajuda que ia prestando. Após o seu avô se ter reformado, muitos foram os negócios que passaram por aquele local. No entanto, parecia quase obra do destino que o neto retornasse ao espaço onde passou uma boa parte da infância.

O início do negócio, em 2014, foi visto por alguns amigos como uma loucura, uma vez que o prolongamento da crise se traduzia numa falta de poder de compra. O duo de empreendedores sabia, porém, que era uma altura de grandes oportunidades e estava bem ciente da própria capacidade para levar a iniciativa a bom porto. Luís, um pouco mais experiente na área, foi um mentor para João, e juntos contribuíram para que a Imofácil fosse a casa que é hoje, ao apostar na transparência da sua atividade. Começaram com arrendamentos e cresceram para abarcar vendas de imóveis. O acompanhamento que garantem em todos os negócios que fecham é um fator atrativo para quem os procura, pois sabem que, sendo proprietário ou arrendatário, podem sempre contar com uma mediação séria e eficaz. Nas palavras de ambos, não gostam de criar ilusões ao seus investidores, ao pintarem cenários demasiado idílicos, o que lhes vale um indubitável voto de confiança.

A tarefa desenvolvida por João e Luís passa por um laborioso trabalho de investigação, na rua, na net, em constantes contatos com clientes... dominaram uma arte quase camaleónica de se colocarem na pele de um construtor civil, de um inquilino, de um investidor, para adivinharem a evolução da cidade e estão por conseguinte, perfeitamente posicionados para perceberem onde melhor investir. Apreciam as novas tecnologias e a celeridade de pesquisa que estas permitem, embora sintam que, por vezes a área em que trabalham requeira algum contacto face a face, para estabelecer relações mais duradouras, até porque muitos clientes nem sempre vêm à procura da Imofácil, mas sim, dos nomes 'João' e 'Luís'.

Este é um trabalho que não tem horário, nem um trabalho de investigação que se possa dizer concluído. Está em constante evolução e não lida apenas com bens materiais, mas também com situações reais que tocam a vida das pessoas. Alguns casos não podem deixar de sensibilizar os dois empreendedores e ajudam, sempre que podem, a resolver situações mais delicadas.
A Imofácil é, no fundo, uma empresa familiar aveirense que sabe bem servir a população. É fácil! Venha conhecê-la!  
Imofacil

 

2018-08-24T14:19:30+00:00