Garrafeira 5 Estrelas
— desde 1996 —

Alguns momentos na nossa vida são quase um vislumbre do futuro, um pequeno levantar do véu para ver o que a vida nos reserva. Os três irmãos Paralta, Carla, Mariana e Maximino viveram precisamente esta situação, nas muitas visitas a caves e adegas com Fernando Paralta, seu pai, armazenista de profissão. Estas visitas trouxeram-lhes um conhecimento ímpar de tudo o que dizia respeito ao mundo do vinho. Talvez nesses tempos ainda não atribuissem muita importância a essa sabedoria, mas presentemente é recordado ternamente por Mariana, que nos conta a história do legado de seu pai, a Garrafeira 5 estrelas, localizada na rua de Viseu 119.

Recuemos então uns anos para perceber esta curiosa reviravolta.
Os três irmãos vêm de áreas diferentes: Mariana tirou teatro no Porto, Carla queria seguir o curso de educadora de infância e Maximino domina a área de informática e webdesign. A sinergia entre os três é perfeita. Mariana adora o contacto com o público, o diálogo, a troca de ideias com o cliente e Carla passa todo esse entusiasmo e paixão para o mundo cá fora através da sua eficaz comunicação nas redes sociais e fotografia, além de também gostar de estar um pouco à conversa e de aconselhar, de conviver... Lá longe, em Londres, Maximino tem a sua própria ocupação, mas nem por isso deixou de prestar às irmãs um apoio valioso, ao construir um site e efetuar a sua manutenção. Carla iniciou o percurso na Garrafeira com vinte anos e, mais tarde, Mariana uniu forças com a irmã para trazer novo fôlego ao negócio.

A Garrafeira nasce de uma vontade de Fernando Paralta assegurar um futuro para os seus filhos, numa altura em que o horizonte económico português era pouco promissor. A sua envolvência na área conferia-lhe uma visão em que quis apostar. Os contactos com produtores eram, à partida, uma vantagem real e Fernando Paralta lá convenceu os filhos a ir em frente. O estabelecimento abriu portas no dia 4 de Maio e tem revolucionado os gostos vinícolas da população aveirense, em grande parte pelos esforços das irmãs em educá-la para o que serão vinhos portugueses mais nobres. E nem sempre foi tarefa fácil, porque nem todas as pessoas levavam a sério, em 1996, duas senhoras a aconselhar vinhos e demonstrar conhecimento incomparável sobre os mesmos. Ao longo dos anos, porém, foram conquistando o palato e o coração dos clientes com provas de vinhos em que a presença do produtor ou de um enólogo não só as legitimava, mas também permitia o conhecimento aprofundado do processo. A frequência destas provas já é semanal, tipicamente à sexta, e os apreciadores agradecem a possibilidade de provar o que de melhor se produz em Portugal.
A assinalar também o evento anual em que as irmãs fazem um jantar para os clientes e produtores, como homenagem a quem possibilitou o nascimento do negócio. Mariana faz uso da sua eloquência para oferecer palavras de apreço e carinho a quem tanto os protegeu e já não se encontra entre eles. É ainda durante este jantar que se atribuem os prémios de melhores vinhos e produtores, através das eleição dos clientes, que ocorre nas provas mencionadas acima.

Quanto à oferta, existe uma variada gama de preços, porém espere sempre marcas de qualidade, de produtores mais pequenos e exclusivos, normalmente ausentes de supermercados. De salientar os gigantes do sabor, tais como Pêra Manca e Barca Velha. Além dos acessórios para vinho (saca-rolhas, decantadores), a Garrafeira comercializa também alguns licores, Gins (incluindo o requisitado Monkey 47), espumantes, vinhos do Porto e alguns produtos Gourmet (doces, compotas e chocolates).

A casa tem tido uma evolução positiva e o seu nome reflete o orgulho que Mariana, Carla e Maximino têm na sua família, uma família de 5 estrelas.  
Garrafeira 5 Estrelas

 

2018-08-09T15:13:20+00:00