Mãos Sábias
— desde 2018 —

Para muitos de nós, viver é partilhar, é disseminar conhecimento que possa ser usado por todos. Pessoas com esta predisposição procuram sempre fazê-lo, mesmo quando a vida lhes reserva algumas surpresas, como reservou a Susana da Conceição Neves, proprietária das Mãos Sábias, localizada na R. Eça de Queiroz 66. A sua postura pacata e serena encontrou um eco perfeito no ensino do primeiro ciclo, função que desempenhou durante vários anos, até que as longínquas colocações se fizeram sentir. Por outro lado, as suas filhas pequeninas iam crescendo longe da mãe, mediante incontornáveis horários e comutações. Susana resolveu, portanto, dedicar-se ao artesanato, uma arte que sempre adorou, e que lhe permitiu estar e acompanhar as suas meninas e encontrar um novo estilo de vida.

A marca começou em Bustos, quando Susana ainda lecionava. Anos mais tarde, porém, resolveu dedicar-se a tempo inteiro ao negócio e para tal, decidiu abrir outra loja, desta feita, num local mais dinâmico. A solução não tardou: as suas clientes de sempre, algumas delas de Aveiro, sugeriram-lhe precisamente a cidade da beira-mar para expandir a sua atividade, uma atitude que muito diz sobre a simpatia e qualidade de serviço que esta empreendedora sempre assegurou. Aveiro foi, então, a cidade eleita para receber o auto-didatismo e mestria de Susana. Começou por comercializar linhas e algum artesanato produzido por ela, mas já alargou, presentemente, a sua oferta para incluir pijamas, fatos de banho e têxteis lar, numa tentativa de ir sondando as preferências aveirenses.

A oferta mais visível na loja recai sobre o patchwork, à mão ou à máquina, que junta vários pedaços de tecido para criar uma colorida e original miscelânea têxtil. Para dar a conhecer a técnica, assim como alegrar a cidade, Susana está a tentar obter autorização para embelezar com patchwork, a muito esquecida Fonte das Cinco Bicas, antigo centro movimentado da cidade, e de um modo geral, revitalizar uma zona abandonada.
A loja também comercializa acessórios para a produção de artesanato, que, juntamente com as Tardes de Partilha, ao Sábado, completa a oferta de tudo o que precisa para começar a dar asas à sua imaginação. Para quem as desconhece, as Tardes de Partilha consistem em workshops grátis, em que um representante de marca (comercializada na Mãos Sábias) ou pessoas da confiança de Susana, se disponibilizam para partilhar técnicas e designs, fazendo da loja um local de agradável aprendizagem e criação, para quem o deseje.

O estabelecimento afigura-se como um santo graal para quem gosta de ir 'fazendo as suas coisas', sempre apoiado pela componente didática e qualidade de materiais vendidos.
Até os turistas, que tipicamente circulam mais no centro da cidade, não resistem à beleza
dos padrões, à leveza do tecido...

Portanto, fica aqui a nota: para tricot, crochet ou patchwork, visite a loja, porque as Mãos de Susana são verdadeiramente Sábias.  
Mãos Sábias

 

2018-08-20T10:31:53+00:00