TASCA DO SAL
— desde 2015 —

A 12 de Fevereiro de 2015, a Tasca do Café transforma-se na Tasca do Sal. A alteração de nome foi subtil, porém o conceito da casa sofreu alterações consideráveis. Conheçamos então a mente por trás desta emergente casa aveirense, situada no nº15 do Cais dos Mercantéis. José Pedro Oliveira começou o seu percurso profissional na banca, cerca de 1992, onde trabalhou até 2013. Nos tempos livres, Pedro sempre gostou de cozinhar, o que no fundo, se traduz em convívio com os amigos. A verdade é que Pedro sempre nutriu uma paixão pela cozinha e quando teve oportunidade, começou a pensar num projeto de restauração. Algo seu, algo pequeno e aconchegante que conseguisse emular a salutar convivência que tanto gostava e desse a conhecer o seu talento gastronómico.

E assim foi que, mediante obras e uma visão assertiva, nasceu a Tasca do Sal, um local ideal para almoçar, jantar, ou simplesmente para dar um saltinho depois do expediente. O restaurante / bar funciona até às duas da manhã, e tem uma excelente seleção de bebidas, portanto, com ou sem apetite, é um local de paragem obrigatória, em Aveiro.
Apesar da casa ser recente, já conta com habitués de todas as gerações para pôr à prova a sua generosa ementa, que conta com várias tapas, pratos de carne e de peixe, assim como várias especialidades para aliciar os apetites mais exigentes. A casa conta também com opções para vegans e celíacos e para quem não goste de nada em oferta, pode-se sempre arranjar algo. É que além das delícias bem conhecidas como a paella valenciana, massada de robalo/garoupa, arroz de lingueirão, pataniscas ou mexilhões gratinados com queijo, por vezes são pedidas raridades como cabeça de garoupa. Segundo Pedro, o que antigamente era praticamente dado, hoje em dia é considerado iguaria, de que os seus famosos Samos com grão são o exemplo perfeito.

As tendências gastronómicas podem ser voláteis, contudo existe uma máxima incontornável para Pedro, a aposta em produtos frescos de qualidade. Escolhe criteriosamente o abastecimento da sua casa e assegura que antes de um qualquer estabelecimento poder reclamar alguma fama, em primeiro lugar tem de sustê-la com bons produtos.
Quanto à Tasca do Sal, a afluência fala por si. Por vezes, os elogios manifestam-se diretamente através de observações como as de um cliente galego que mencionou o seguinte a Pedro: "a sopa de peixe é a melhor que já comi e olha que sou galego". Por vezes são simplesmente observáveis naqueles clientes que vão e tendem sempre a regressar.

A Tasca do Sal é uma óptima adição à restauração aveirense. Uma casa dinâmica, com uma oferta diversificada e excelente ambiente, tendo por pano de fundo a ria . Portanto já sabe, se quiser bebericar um copo de vinho, almoçar um aromático arroz de lingueirão e terminar com o delicioso doce conventual da casa, visite a Tasca do Sal, pois qualquer uma das três opções vai deixá-lo com vontade de repetir a dose. Esta Tasca abre-lhe as portas para o que de melhor Aveiro tem para oferecer.  
TASCA DO SAL

 

2018-05-15T14:28:07+00:00