Forum Óptica
— desde 1994 —

É refrescante explorar os meandros da esfera comercial com alguém que define uma venda como um ponto de partida e não como um objetivo. Ana Marília Castro, licenciada em optometria, debruça-se um pouco sobre as muitas transações que decorrem no seu estabelecimento, a Forum Óptica Aveiro, situada na Avenida Lourenço Peixinho, nº97 A, em Aveiro. Porém, os seus olhos brilham quando mergulhamos nas complexidades da luz e dos seus fenómenos, parte da área de estudo de Ana, que a discute abertamente nesta entrevista. A optometria é uma ciência relativamente recente, com sensivelmente 100 anos de existência, sendo que o pai de Ana, Helder Araújo e Castro, foi, em Portugal, dos primeiros optometristas a formar-se e a praticar na área.

A paixão pela óptica já perdura na família há três gerações, sendo fundada a primeira óptica na Guarda, pelo avô paterno, Vitaliano Araújo e Castro. Posteriormente, o negócio passou para as mãos dos pais de Ana e cresceu ao ponto de abrirem mais um ponto de venda em Aveiro e de seguida no Porto, que ficou ao cargo do irmão de Ana, também ele optmetrista.
No meio desta história, Ana foi crescendo no balcão da óptica da Guarda, acompanhando o processo de funcionamento e ganhando, desde cedo, amor pela área que tanto nos ensina sobre a saúde de um dos sentidos mais proeminentes.

Cada um dos estabelecimentos da família tem a sua própria identidade, contudo existe um traço ou filosofia fortemente partilhado pelos proprietários, algo que Ana já via em prática desde pequenina na Guarda: a preocupação com o atendimento e acompanhamento do cliente. Em boa verdade, em alguns momentos da nossa entrevista a postura de Ana assemelha-se mais a uma profissional de saúde do que a uma proprietária de uma óptica, tanto pelo conhecimento aprofundado da sua área, como pela evolução de casos de pacientes que mantém em memória.

Porém, nem só de saúde vive uma óptica e felizmente a nossa proprietária sabe identificar tendências estéticas e a necessidade de um cliente se sentir bem com o artigo que adquire. Ana explica que os aveirenses são conscienciosos em relação à moda e até as gerações mais velhas, com um pouco de namoro ao espelho, estão abertas a novas sugestões que introduzam looks mais arrojados ou requintados. De mencionar também a excelente equipa que trabalha na Forum Óptica: profissionais dedicados e experientes que conhecem a história e tradição das marcas que comercializam. São inclusivamente, por vezes, requisitados por nome, facto que deixa na face de Ana um orgulho indelével. O atendimento também prima pela simpatia e facilitismo. Nas palavras de Ana 'nada é impossível', desde corte de lentes para uma armação específica, passando por ligeiras afinações à armação ou a explicação sobre o acabamento usado por uma determinada marca.

E já que falamos em marcas, seria difícil não mencionar a variedade que se pode encontrar neste estabelecimento: marcas que primam pelos materiais e lançam tendências como por exemplo: Cartier, Gucci e Mykita ou marcas mais em conta, como Rayban, Lacoste e Le Jour.
Nesta óptica encontra-se a fusão perfeita entre funcionalidade, estética e atendimento de excelência, assumindo um papel preponderante no look e na saúde dos aveirenses.  
Forum Óptica

 

2018-06-05T08:51:56+00:00