Cafeína nos Arcos
— desde 1999 —

Em resposta à sucessiva extinção de um número significativo de cafés da cidade de Aveiro — muitos dos quais se veriam convertidos em pastelarias ou salões de chá — abre em vésperas do novo milénio o Cafeína NosArcos.

Situado em pleno coração da cidade, mais precisamente no número 10 da Praça Joaquim Melo Freitas, o estabelecimento passaria rapidamente a ser palco de inúmeras tertúlias, sendo regularmente frequentado por figuras emblemáticas das artes e da cultura locais, como Vasco Branco, Artur Fino ou os irmãos Hélder e Jeremias Bandarra.

Tendo-se inaugurado no serviço de cafetaria, o Cafeína acabou por enveredar pela restauração, distinguindo-se sobretudo por uma selecção criteriosa dos melhores ingredientes, pela apurada confecção e apresentação dos pratos, e por um entusiasmo particular pelos vinhos. Dotado de uma garrafeira singularmente abundante e variada, o restaurante orgulha-se de dar o merecido destaque aos vinhos da região.

Os projectos de Paulo Vieira estão, contudo, longe de se esgotar na restauração. Empenhados em dinamizar a cidade que os acolhe, têm participado na organização de eventos ligados sobretudo à gastronomia, ao vinho e à animação cultural. Bons exemplos são o Aveiro Dance Festival ou as Rotas de Baco — passeios fluviais pela Ria de Aveiro dedicados às várias regiões vinícolas, em que as provas de vinhos são acompanhadas da gastronomia regional correspondente.

Entre os ilustres clientes do restaurante contam-se figuras internacionais do calibre de Peter Murphy, Lloyd Cole ou Al Di Meola, e reconhecidos artistas nacionais como a actriz Eunice Muñoz ou o músico Victorino que — quando pela zona — tem por hábito ir ao Cafeína desfrutar das inebriantes especialidades da casa.

Aberto do meio-dia à meia-noite, uma notável combinação entre a variedade de peixe fresco saído da lota, a excelente qualidade das carnes, a vasta garrafeira e um serviço tão profissional quanto pessoal, eleva o Cafeína ao estatuto de local de referência no que à restauração aveirense diz respeito.  
Cafeína

 

2018-05-10T11:10:15+00:00