Bom Talho
— desde 1988 —

Em Setembro de 1988 abriu em Aveiro, na Avenida Oita, nº12, o Bom Talho. O prédio onde o talho se situa, tinha sido acabado de ser construído e José Carlos da Silva não perdeu a oportunidade de abrir o seu negócio, numa altura em que aquela zona de Aveiro contava apenas com campos de cultivo.

Onze anos mais tarde, José Carlos contrata Fernando Cerqueira, natural de Celorico de Basto. Fernando, que morava em Aveiro desde 1985, a trabalhar no ramo, não pensou duas vezes na oferta, até porque, apesar de novo, contava já com vários anos de experiência a trabalhar em talhos. Foi portanto, uma ajuda preciosa na gestão e bom funcionamento do negócio e talvez tenha sido a sua postura e atitude trabalhadora que lhe tenha valido em 2007 um grande voto de confiança por parte de José: o trespasse do negócio.

Fernando não se atrapalhou com o facto de ter de gerir o espaço sozinho, contudo, a sua esposa, Anabela, acabou por vir prestar um apoio precioso, inicialmente, de modo pontual e mais tarde, permanentemente. O talho ganhou, deste modo uma faceta mais familiar, que se reflecte também no trato com a clientela. Para este casal com anos de experiência na sua atividade, os clientes são tratados pelo nome e os seus gostos e preferências adivinhados mal aqueles entram na loja. As montras contam também com produtos variados, tais como cogumelos, sal, bolos de bacalhau, vinho etc., as combinações perfeitas para acompanhar os cozinhados.

O nosso bem humorado talhante conta ainda com conhecimentos que muito lhe valem no ramo: o conhecimento dos animais que vende. Alguns deles são, inclusivamente, criados em sua casa. Os outros são, em grande parte dos casos, adquiridos a amigos, conhecidos e parceiros comerciais de longa data. Fernando e Anabela conhecem muito bem a carne que vendem, desde o miolo de alcatra até à costela. O casal reconhece a necessidade de regulamentação e certificações, mas acrescentam que ver o animal crescer e conhecer quem o trata é fundamental para uma escolha acertada. Neste aspecto, os números do negócio falam por si. Esta é a casa que mais hamburgers faz no distrito de Aveiro, incluindo o fornecimento da maior hamburgaria da cidade. Fernando menciona-nos ainda a crescente variedade de clientes. Apesar de maior parte deles serem conhecidos de há muitos anos, não faltam também os estudantes, devido à proximidade da universidade, e os novos clientes que vêm por recomendação de amigos.

Em suma, o Bom Talho é um estabelecimento exemplar: o espírito brincalhão de Fernando, a simpatia de Anabela, a qualidade da carne e o cuidado no atendimento criam a mescla perfeita, que representa na sua plenitude, o espírito do comércio de proximidade.  
Bom Talho

 

2018-06-05T12:01:34+00:00