O Púcaro
— desde os anos 50 —

O PÚCARO · AVEIRONOSSO

Localizado no centro de Esgueira, há várias décadas, faz as delícias de quem o visita.‘O Púcaro’ é um dos espaços de restauração e serviço de take-away mais conhecido dos Aveirenses, em especial para todos os apreciadores de frango de churrasco. Mas antes de falar sobre o prato mais procurado, convidamo-lo a mergulhar na história desta casa que conta já com mais de quatro décadas de existência.

O início desta história remonta aos anos 40-50 do século passado onde ‘O Púcaro’ surge como uma típica tasquinha onde se matava a sede de quem por lá passava, com um bom vinho tinto servido diretamente das pipas que se encontravam à vista de toda a gente.

O conceito de tasca acabou nos anos 80, com a entrada do Sr. Carlos Oliveira que remodelou e reabriu o espaço como Snack-Bar, propondo a degustação de uns bons petiscos, bem como de pratos típicos do nosso país. Esta nova vertente de negócio despoletou uma nova clientela e, consequentemente, um grau de exigência mais elevado. Em 1988, o espaço para além do serviço de Snack-Bar, abriu como Restaurante, começando por integrar na lista não só os pratos do dia, mas também, o tão afamado frango de churrasco. Desde então, ‘O Púcaro’ aumentou exponencialmente o número de clientes e começou a ficar famoso pelos seus deliciosos e inigualáveis frangos que faziam as delícias dos que os procuravam.

Em 2000, o proprietário decidiu alterar o espaço e transformou ‘O Púcaro’ no serviço de Snack-Bar e Take-Away, potenciando a venda de frango de churrasco e mantendo a venda de pratos do dia, exclusivamente para fora.

Mais tarde, em 2010, ‘O Púcaro’ preparava-se para mais uma viragem histórica, a saída do Sr. Carlos Oliveira e a entrada de dois novos sócios, Nuno Barros e Paulo Nogueira, atuais proprietários. Desde a entrada da nova gerência as alterações ao serviço existente foram mínimas, mantendo a mesma equipa e as mesmas receitas e tradições da casa. No entanto, o sonho de voltar a proporcionar aos seus clientes um espaço de restaurante ganhou forma e, em 2015, inauguraram, no mesmo edifício do original, ‘O Púcaro – Restaurante’, que oferece um conjunto variado e delicioso de novos pratos, versando essencialmente sobre os grelhados na brasa. Segundo Nuno Barros, “os clientes manifestaram a vontade de voltar a usufruir das suas refeições diárias servidas e nós procurámos a solução. O objetivo era recuperar a tradição d’O Púcaro como restaurante.”

O reconhecimento da confeção do frango de churrasco é a alma d’O Púcaro, mas essencialmente é na entrega e dedicação de todos os profissionais da casa, bem como a qualidade dos produtos utilizados, que reside o sucesso. Na grelha encontra-se José Fecha, considerado um especialista e um dos motores da equipa, que conta já com 30 anos de casa, guardando consigo todos os segredos e técnicas da confeção em grelha de carvão.

Nuno Barros garante que n’O Púcaro pode encontrar um serviço de excelência aliado ao objetivo de ir ao encontro da expectativa e desejo do cliente, assegurando que quem escolhe comer o frango d’O Púcaro encontrará um sabor e qualidade únicos. Além disso afirma também que “as pessoas sabem que o frango de churrasco é a nossa arte…Aqui marcamos a diferença diminuindo o intervalo de tempo entre a confeção e o consumo do frango, garantindo que o cliente leva o frango quentinho, acabado de grelhar, para obter uma degustação perfeita. É isto que define a qualidade do nosso serviço!”

Ao longo destas décadas ‘O Púcaro’ orgulha-se não só de estar em constante adaptação às necessidades dos seus clientes e de, com eles, partilhar o quotidiano do que tem de mais simples, mas também de partilhar momentos marcantes das suas vidas.

Um exemplo disso mesmo foi a celebração das Bodas de Ouro do casal António e Rosa Castro, clientes assíduos da casa. Estes amigos fizeram questão de celebrar, com família e amigos, a sua linda união.

Anualmente, ‘O Púcaro’ promove um convívio entre os seus clientes e amigos, organizando o Concurso de Pesca Snack-Bar ‘O Púcaro’, que se realiza há mais de 30 anos. Um concurso de pesca com grande tradição em Aveiro.

Com tantos anos de existência e atravessando tempos diferentes, ’O Púcaro’ tem demonstrado a capacidade de se adaptar de forma a satisfazer os seus clientes. Com tantos anos de experiência, quem procura este espaço terá, certamente, um serviço de excelência e produtos de qualidade que resultarão numa experiência única e especial de degustação.

VISITE A CHURRASQUEIRA

2017-11-24T21:05:19+00:00