Hairtz
— desde 1999 —

HAIRTZ · AVEIRO NOSSO

Foi na viragem do século, em 1999, que nasceu o Hairtz, um salão de cabeleireiro que transporta o espírito, a atitude e toda a pujança dos irmãos Ana e Alex, apaixonados pela vida, pelas pessoas e pelo que acreditam — crescer sem limites. Neste reduto da individualidade, o look não é simplesmente ajustado com base num catálogo, o cabelo não é apenas cortado, moldado ou colorido. Algo mais é feito. Antes de mais nada, é partilhado um sorriso ao qual se segue um olhar, mas um olhar a sério, realmente interessado na pessoa que se revela a cada instante, numa certa frequência, que os irmãos Vasconcelos têm o dom de captar e expressar nas suas criações.

Nos anos 90, Aveiro era um dos pontos quentes da cultura alternativa nacional. As festas de garagem, as jams e festivais de música electrónica punham o nome de Aveiro na esfera vanguardista internacional. A chamada geração rasca era acima de tudo desenrascada, fazia-se à vida, quebrava barreiras, derrubava tabus e assumia-se, literalmente e “sem tretas”. Deixou-nos o maior de todos os legados, o direito de ser autêntico e o respeito pela “frequência” de cada um. Não nos livrou do mal, mas do preconceito, ou pelo menos esforçou-se por isso.
Esta aventura começa em 92 com a Ana, adolescente de 14 anos, cheia de vida e pouco tempo a perder. A escola não encheu o copo e a Ana lá seguiu caminho, com o apoio de toda a família, dando o primeiro passo rumo à sua primeira grande paixão, a arte de cabeleireiro. Apenas três anos depois, era a vez do irmão, Alex, de seguir a mesma via, e assim permaneceram num estado de inquietude até 99, ano em que abriram salão com identidade própria.

O Hairtz seria sempre diferente. A visão dos irmãos Vasconcelos não passava pelo conforto de seguir uma via já desbravada por todos. A atitude estaria sempre lá, forte e presente, marcada à tesourada sobre as irrelevantes convenções e politiquices, mais ou menos corretas.  A abertura das portas ao público foi essencialmente uma afirmação de liberdade e independência, tanto para os irmãos como para aqueles que ansiavam por algo novo, fresco, realmente alternativo, claro está na “frequência hairtziana” certa, ou seja, a tua. Começaram por apostar num layout arrojado, com cadeiras e cortes nunca antes vistos por estas bandas, mas também com uma postura não menos disruptiva — o atendimento descontraído e desafiador, que como diz o Alex, será sempre o mote deste Salão — “Smash your limits!” “Não damos conforto, estimulamos! Desafiamos as pessoas a ir mais além. Ao contrário dos outros Salões, o Hairtz não segue a Escola de Paris e aposta na irreverente Escola de Londres, na senda da revolução cultural dos anos 60, manifestado nos Hairdressing Arteliers, onde é livremente expressa a dualidade, criatividade e futurismo, num fluxo constante de experiências e mudança.

Em 2005 celebram o 5º aniversário no Atelier Aveiro Meu Amor, um momento-chave desta história, com mais de 600 pessoas a testemunhar a nova cara do Hairtz, teatro de rua e apresentação da nova coleção. O sucesso foi tal que, em 2009, o Salão Hairtz despediu-se do Bairro do Liceu para fixar-se na Travessa do Dispensário, números 11 e 13, atrás do Centro Comercial Oita. A inauguração coincidiu com a produção de um show para mais de 1000 hairtzianos, seguindo noite dentro pela Tenda na Fonte Nova até à Estação da Luz.
Desde então, a marca Hairtz ganhou uma projeção internacional e está, desde 2008, associada à Redken, a mais exclusiva e prestigiada escola de cabeleireiros do mundo.

Para além da participação regular em simpósios, encontros de formadores, ações de coaching e team building, Alex assume a direção criativa dos shows da Redken. São também oradores das TEDx Talks, onde defendem o modelo Hairtz 3P — mais Profissionalismo, mais Paixão, menos Preconceito. Todo este conhecimento é absorvido pela equipa Hairtz, constituída por oito elementos, entusiastas, dedicados e apaixonados, indo além do serviço, com enfoque no trato, no “servir o outro”, sem pressas, sem elitismos ou outras “ideias parvas”.

Com dois espaços dedicados ao lançamento e projeção de novos projetos criativos, esta é uma casa onde predominam duas ideias fundamentais — o amor e o respeito, personificados numa relação de irmãos, unidos na luta e companheiros na descoberta da paixão que os move. Concluímos esta história com duas confissões fraternas — “O meu maior ídolo é o meu irmão! Um visionário que se lança de cabeça. Cheio de ideias e a olhar sempre para o futuro!”. “A minha grande referência é a minha irmã! A minha fonte de inspiração. O meu orgulho!”

VISITE O SALÃO

2017-11-22T19:01:36+00:00