Bernardete & Dina
— desde 2003 —

BERNARDETE E DINA · AVEIRONOSSO

Em 1967, no primeiro andar da porta 29 da Rua José Estêvão, abriram pela primeira vez as portas de um dos salões mais míticos de Aveiro, o famoso Salão Jean, do Mestre Cabeleireiro António Gaspar, também conhecido por Toneca. Ao longo das quatro décadas em que manteve atividade, o salão revolucionou o look dos aveirenses e construiu um nome de prestígio na região associado ao vanguardismo, à personalização e excelência no atendimento. Acompanhou várias gerações, muitas mudanças e renovou a cada ano o leque de variantes estilísticas da Escola de Paris, passando pelas várias transformações sociais e culturais que espelham a segunda metade do século XX.

Em 1982, entrou para a equipa a Bernardete, tinha 15 anos e uma missão de vida — tornar-se cabeleireira. Como qualquer aprendiz começou por baixo, a servir, num percurso que levaria dez anos a concluir, como era normal para a época. No seu primeiro dia varreu cabelos, no segundo e terceiro também. Só passados meses lhe seria dada a primeira grande prova, lavar cabeças, seguindo assim, sucessivamente, passo a passo, para a coloração, a ondulação, as madeixas e o brushing, até chegar ao corte. No ano em que concluiu a formação, já estávamos em 1992, conheceu a Dina, uma jovem aprendiz de cabeleireiro, também ela a começar, tal como ela, o seu primeiro dia de trabalho com apenas 15 anos. Ao longo dos anos que se seguiram, sob a tutela do António e da esposa Cecília, amadureceram, tornaram-se grandes amigas e excelentes profissionais cabeleireiras.

Em 2003, o Sr. Toneca propôs o trespasse do salão à Bernardete que convidou, por sua vez, a Dina para sócia. Assim se deu a passagem de testemunho do saber-fazer acumulado ao longo de décadas para as dedicadas pupilas. No dia 31 de Novembro de 2011, após 36 anos de atividade, fecha o Jean e inauguram no dia seguinte a Bernardete&Dina, a poucos metros dali, no X da Rua José Estêvão, num edifício reconhecido como património municipal, onde era a antiga loja Móveis Velhinho. A mudança de nome era necessária para não gerar confusão, mas a vontade de ambas era mantê-lo. A solução encontrada foi referir o termo “by JEAN” junto à nova marca, em “jeito de merecida homenagem” como nos contam as duas amigas.

Atualmente, o Salão Bernardete&Dina oferece uma vasta gama de serviços para o corpo e cabelo. Desde as depilações, tratamentos de rosto e corpo, manicure, pedicure, unhas de gel, verniz gel, extensões, madeixas balayage ou californianas, coloração com blending, oxidação tom sobre tom, inoa, descoloração, ondulação ou alisamento. Um salão unisexo com mais de dez funcionárias, que só não tem elementos masculinos porque “não calhou”. Fecham aos domingos e segunda, mas mantêm-se abertos até às 19h00 de 31 de dezembro, não importa o dia da semana que calhe. Em suma, um salão herdeiro de uma tradição bem presente no coração de Aveiro, onde os valores são conduzidos em todos os gestos, bem patentes no “respeito dado ao gosto da pessoa, à sua privacidade e sigilo” mantido a par com a visão vanguardista e familiar do amigo Toneca, agora e como sempre, para os amigos da casa.

VISITE O SALÃO

2017-11-24T21:09:11+00:00