Matsuri
— desde 2009 —

MATSURI · AVEIRO NOSSO

Em bom japonês, “Matsuri” é dito a peito aberto com os amigos à volta da mesa, como quem declama alegremente a generosidade e festividade do encontro. Os festivais e a gastronomia tradicional japonesa são as fontes de inspiração de Jorge Correia, criador do Matsuri, o restaurante mais nipónico da zona centro, para as delícias dos seus inúmeros fãs, de Aveiro a Osaka.

A história do Matsuri começa com uma inauguração estonteante em 2009 que mudou para sempre o panorama gastronómico de Aveiro. Mas precisamos voltar sete anos atrás, a 2002, para entender o percurso do seu criador e de que forma, a partir de um workshop de culinária se faz um projeto de vida e uma paixão.

Da venezuela para portugal, passando pelos estudos em gestão, a administração de várias lojas Natura e dos comes e bebes de um cinema, foi em Lisboa, quase em jeito de brincadeira, que Jorge Correia encontrou a verdadeira vocação. A verdade é que Jorge queria aprender apenas a preparação do sushi, do qual sempre foi grande apreciador, mas deu por si totalmente rendido à riqueza da gastronomia da terra do sol nascente. Acabou por ficar um ano inteiro sob o escrutínio de grandes nomes da cozinha tradicional japonesa, do qual guardou o seishin —  o espírito aventureiro, e o chishiki, conhecimento profundo que se revela nas maravilhosas tempuras, grelhados e cozidos que já chamaram a atenção da crítica internacional.

De regresso a Aveiro e após um ano de pequenas experiências em festas, juntou-se a dois amigos e formou uma empresa de catering de sushi. Mas foi a simples pergunta lançada ao vento pela esposa “porque não abrir um restaurante sushi em aveiro?”,  que fez com que Jorge, com pouco mais de trinta anos, assumisse a realização do sonho de ambos, criando uma resposta à crescente procura da cozinha japonesa de qualidade, como uma alternativa ao Porto ou até mesmo Lisboa.

E é assim que nasce e renasce o Matsuri na porta 43 da Rua Eng. Carlos Boia, uma casa famosa cujo hentai segue tanto a metamorfose da mariposa como o eclodir da flor de cerejeira. A reabertura, sob a égide MATSURI SUSHI & FUSION, inaugura um espaço totalmente remodelado com uma oferta mais ampla, com novos pratos, novos menus, experiência de balcão japonês e uma atmosfera ímpar que vai além do palato, já de si sublime, à total autenticidade da experiência, a qual tem a sua nota de terras lusas, ou não fosse a cozinha japonesa influenciada pelos portugueses nas suas viagens por mares e regalos nunca dantes navegados.

VISITE O RESTAURANTE

2017-11-22T10:04:15+00:00