Sabor e Arte
— desde 2008 —

SABOR E ARTE · AVEIRO NOSSO

Situada em pleno bairro histórico de Aveiro, a Sabor & Arte acomoda, para além de diversos artigos artesanais, uma grande variedade de materiais e ferramentas para as artes e ofícios.

Aberta ao público das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h30, de terça a sábado, a loja funciona, desde há cerca de 8 anos e meio, na loja J da Galeria José Estevão, um edifício moderno mas cuja construção procurou respeitar a traça característica da Rua dos Combatentes da Grande Guerra mais conhecida como Rua Direita.

Segundo a proprietária, Maria João Câncio, o financiamento para a abertura do negócio chegou numa segunda-feira e com a ajuda do seu herói, o marido, conseguiu montar praticamente tudo em quatro dias, tendo aberto a loja já no sábado seguinte. A loja inaugurou assim no dia 25 de Outubro de 2008, apresentando exposições de vários artesãos, e contando com a presença da imprensa local e de especialidade.

Embora tenha começado por funcionar sobretudo como showroom de artesanato, dedica-se hoje em dia à venda de materiais específicos para a confecção de peças na área das artes e ofícios, à confecção de artigos diversos, bem como à realização de oficinas/workshops, que englobam técnicas tão diversas como a encadernação belga, a cartonagem, a decoração de móveis, o patchwork em paperpiecing, a ilustração ou a costura criativa.

O primeiro contacto com o mundo maravilhoso dos tecidos e costuras foi através da sua avó materna e da sua máquina de costura Singer e a primeira peça que fez sozinha foi um par calças, aos 10 anos, que guarda até hoje como memória de um tempo feliz na Parede. No entanto, as primeiras incursões de Maria João Câncio no mundo do artesanato remontam à adolescência, época em que logrou adquirir a colecção completa do autor Eça de Queiroz graças às receitas provenientes da venda de bijutaria e acessórios, que manufacturava com materiais de retrosaria. Tendo enveredado entretanto por outros percursos profissionais, voltaria finalmente a dedicar-se ao artesanato por volta de 2006, ano em que participou na sua primeira feira.

Hoje em dia, além da venda de uma panóplia de materiais — como kits de para e patchwork, tecidos, feltros, mantas, enchimentos e entretelas, madeiras, fechos, fitas ou botões — e de ferramentas — como máquinas de forrar botões, ferramentas de corte ou caixinhas de iniciação à costura — a Sabor & Arte dedica-se ainda a concretizar os sonhos dos seus clientes, através da manufactura de pedidos especiais, que vão desde transformação de roupa, brinquedos e trabalhos criativos em tecido a cadernos personalizados, camas para gatos ou disfarces de carnaval, etc.

VISITE O ATELIER

2017-11-21T22:10:51+00:00