The Iron Duke
— desde 2012 —

Pequenas vidraças em caixilhos de madeira resguardam o interior do THE IRON DUKE PUB, um bar inglês com alma bem portuguesa.

O nome é inspirado no Duque de Wellington, o famoso Marechal Inglês que derrotou Napoleão e libertou o Porto da ocupação Francesa. Um duque de ferro, duro e severo, austero no garfo mas apreciador de bom vinho. Um pinga-amor de boa aparência que desfez à estocada os corações de fidalgas e criadas. Um excêntrico insondável cujo génio é capturado neste espaço da rua direita nº6, à luz da paixão lusitana, nutrida por Pedro e Ana, pais dedicados e mestres taberneiros deste negócio nascido há cinco anos em Aveiro.

O edifício onde o bar se encontra foi reabilitado com uma veia estética inglesa. Aproveitando este novo aspecto, foi primeiro construída uma casa de chá que mais tarde foi substituída pelo bar inglês Ironduke, um ponto de encontro para festividades, negócios, comes e bebes, na mais pura tradição inglesa. Mantém, inclusivamente, o sino de fecho (ainda que as horas de fecho sejam visivelmente portuguesas).
Este bar de decoração exímia já conquistou o coração dos aveirenses: o ambiente familiar e o “à vontade” dos donos despoleta relações de proximidade com uma clientela apreciadora das muitas bebidas disponíveis (incluindo mais de cento e cinquenta marcas de cerveja) e que vai dos oito aos oitenta anos.
Os clientes também já conhecem as brincadeiras do Ironduke: um cartaz muito curioso que dizia apenas 'regras para namorar a minha filha' deixou muitos fregueses perplexos. Durante algum tempo indagaram o casal sobre a auspiciosa mensagem, até finalmente descobrirem que Pedro e Ana iam ter uma filha, razão imediata de felicitações e júbilo.
Outra tradição que foi surgindo inocentemente foi, para alegria dos clientes mais habituais, a oferta de um shot de licor beirão sempre que Pedro fosse pai.
E, claro está, é praticamente obrigatório mencionar dois eventos de grande importância para este pedaço de Inglaterra em Portugal: as sessões de stand-up comedy, que contam com três comediantes em atuações mensais e o já famoso bananeiro que nasceu em Braga.
Segundo a história, numa certa noite de 24 para 25 de Dezembro, uma Sra. teve excesso de stock de bananas no seu espaço comercial e decidiu oferecê-las aos clientes. A tradição espalhou-se e agora é, na sua síntese, um momento de convívio entre amigos na época natalícia que começa a surgir em Aveiro, em força, graças ao Ironduke.

Este bar é, fundamentalmente, um conceito diferente. Uma viagem a Inglaterra, ao English Pub e a todo o imaginário familiar que carrega. São valores que reverberam das viagens a Londres cujo eco faz-se sentir na figura histórica que lhe dá o nome, o espírito e a atitude.
 
The Iron Duke

 

2018-03-01T09:13:52+00:00